Suécia compra drones da Polônia para reforçar apoio militar à Ucrânia (X @front_ukrainian)
A Suécia anunciou que comprará drones da Polônia para repassar à Ucrânia como parte de um novo pacote de ajuda militar.
+EUA reforçam segurança na fronteira com o México com blindados e avaliam ataques a cartéis
+Airbus revela cockpit futurista com realidade aumentada e comandos por voz para caças de próxima geração
A decisão foi divulgada após o ministro da Defesa sueco, Paul Johnson, visitar o fabricante WB Group, destacando a inovação da empresa e a necessidade de equilibrar a relação de compras de armamentos entre os dois países. No entanto, os modelos de drones e os valores envolvidos ainda não foram revelados.
Os militares ucranianos já utilizam drones poloneses, como o Warmate (de ataque) e o FlyEye (de reconhecimento), ambos da WB Group. Em 2024, a empresa apresentou o novo modelo Warmate 50, voltado para missões de longo alcance, o que pode indicar a intenção de expandir esse tipo de apoio à Ucrânia diante do conflito em andamento.
Além disso, a Suécia destinou mais de US$ 7,9 milhões para coalizões voltadas ao uso de drones e à remoção de minas, como parte de um pacote maior de assistência militar à Ucrânia. Avaliado em cerca de 1,22 bilhão de dólares, este é o maior apoio já concedido pelo país desde o início da invasão russa.
Fonte: Militarnyi | Foto: X @front_ukrainian | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial
Sweden will purchase
Polish drones for the Armed Forces of
Ukraine as part of military assistance. pic.twitter.com/xfV9jpyJXq
—
MilitaryNewsUA
(@front_ukrainian) April 10, 2025